O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva desembarcaram nesta quarta-feira (02), às 10h12, na Base Aérea de Brasília. A volta da Cidade do México demorou mais que o previsto devido a uma falha mecânica no avião presidencial, o que obrigou o presidente a embarcar em uma aeronave reserva.
A falha no avião presidencial ocorre no final da tarde de terça-feira (01), pouco após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Angeles, no México. A aeronave precisou voar em círculos por mais de 4h para queimar o combustível e pousar em segurança. A falha foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB), mas o motivo do problema não foi revelado.
Na volta ao Brasil, o voo presidencial fez uma parada programada na Cidade do Panamá, no Panamá para reabastecimento. O avião decolou da Cidade do México por volta das 23h40 (horário de Brasília).
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que ‘vôo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência’.
A ida de Lula ao México teve como objetivo a participação na posse da presidente eleita do país, Claudia Sheinbaum. Além do evento, Lula também esteve reunido com empresários mexicanos e brasileiros.
Integrou a comitiva presidencial a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o economista Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central (BC), entre outros.
Após chegar à capital federal, nenhum compromisso oficial foi marcado na agenda do presidente.