Ouvindo...

Brasil reage após Israel declarar secretário da ONU como ‘persona non grata’

Itamaraty alega que posição dificulta qualquer negociação de cessar-fogo na região; Antonio Gutierrez também foi proibido de entrar país

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil se posicionou nesta quinta-feira (3) condenando a decisão do governo de Israel de declarar o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como ‘persona non grata’. No comunicado, o Itamaraty enfatizou que a medida prejudica os esforços internacionais em busca de um cessar-fogo na região.

A decisão de Israel foi considerada um protesto pelo fato de a ONU não ter condenado “de forma inequívoca” o ataque com mísseis lançado pelo Irã ao território israelense na terça-feira (1). Além de considerar Guterres como uma pessoa que não é bem-vinda, Israel também vetou a entrada do secretário-geral da ONU no país.

Nesta semana, a tensão no Oriente Médio escalou após o ataque a mísseis e a incursão das Forças Armadas de Israel no Líbano. Os ataques já resultaram na morte de cerca de 2 mil pessoas, incluindo civis e membros do grupo extremista Hezbollah, além de mais de 6 mil feridos, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Líbano.

Leia também

“O ataque do governo de Israel a uma organização que foi constituída para salvar a humanidade do flagelo e das atrocidades da II Guerra Mundial e para proteger os direitos humanos fundamentais e a dignidade da pessoa humana não contribui para a paz e o bem-estar das populações israelense e palestina e afasta a região de uma solução pacífica”, declarou o governo brasileiro em nota.

Lula ‘persona non grata’

Além de Guterres, o ministro israelense dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, também já declarou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como ‘persona non grata’. A decisão veio em resposta às críticas de Lula sobre a postura de Israel no conflito com o Hamas.

Na ocasião, Lula comparou os bombardeios promovidos por Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto - processo que começou com a discriminação contra o povo judeu e terminou com milhões de pessoas exterminadas pelo regime nazista de Adolf Hitler.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais