Ouvindo...

Zema oficializa troca na cúpula da Polícia Militar

Governador de Minas deu posse ao coronel Frederico Otoni, que assume o comando da PM em Minas Gerais

Coronel Frederico Otoni assume comando-geral da Polícia Militar a partir desta quarta-feira (25)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou, nesta quarta-feira (25) duas mudanças na cúpula da Polícia Militar. As trocas já haviam sido confirmadas pelo Palácio Tiradentes na última segunda-feira (23) e foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial “Minas Gerais”. Zema também deu posse aos militares em cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia deixa a chefia do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e assume como comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais a partir de hoje. Ele substitui o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, que foi transferido para a reserva.

O coronel Marcelo Ramos de Oliveira foi exonerado do cargo de Chefe de Estado-Maior da PM e, em seu lugar, foi nomeado o coronel Maurício José de Oliveira.

Zema ainda não confirmou os militares que assumirão o cargo de chefia do Gabinete Militar e da Defesa Civil estadual.

Leia também

Troca no comando da PM

A troca no comando da Polícia Militar de Minas Gerais foi antecipada pela Itatiaia na última segunda-feira (23). Nos bastidores, um dos motivos para a troca do coronel Piassi se deu por conta de problemas com deputados ligados à área de segurança pública. Piassi teve participações acaloradas e chegou a bater boca com parlamentares durante audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em abril, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou um requerimento para convocar Piassi a explicar a recomposição de perdas inflacionárias dos servidores da segurança pública.

Em outra reunião, também em abril, o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) anunciou que tinha acionado o Ministério Público, pedindo a exoneração do militar o cargo. O parlamentar alega que Piassi tentou “humilhá-lo” durante sessão da Comissão de Segurança Pública ao expor o seu histórico enquanto cabo da Polícia Militar.

Nesta quarta-feira (25), data que marca o seu último dia à frente do cargo, Piassi foi convocado, novamente, para uma audiência pública na ALMG, que acabou sendo cancelada após a exoneração do comandante-geral.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.