Ouvindo...

Eleições em BH: Lourdes defende calote da dívida pública para custear gratuidade do transporte

Candidata também falou em melhorar o transporte coletivo como uma medida para diminuir a presença de veículos individuais nas ruas da capital

Candidata à prefeitura de BH, Lourdes Francisco (PCO) é a terceira sabatinada pela Itatiaia e foi entrevistada por Marcelo da Fonseca, Vinicius Micheletto, Jessica de Almeida e Lucas Pavanelli

Mobilidade urbana é o principal tema das campanhas eleitorais de 2024 em Belo Horizonte (MG). E para Lourdes Francisco (PCO), a solução para a mobilidade está na estatização das empresas de transporte, na gratuidade da tarifa e no não pagamento da dívida pública de Minas Gerais para custear essas alternativas.

Durante a sabatina da Itatiaia, ocorrida nesta quarta-feira (21), a candidata explicou o porquê de trazer essas propostas.

“Vamos procurar dialogar com o governo estadual para ver a questão da estatização e da gratuidade do transporte. E com o governo federal, pois a dívida pública vai para mão do governo federal, é aí que daríamos o calote, para poder fazer o transporte fluir, melhorar vias, aumentar a frota e para atender com qualidade”, afirmou Lourdes.

Leia também

Sobre os gastos de uma possível estatização dos ônibus e do metrô, Lourdes afirmou ainda não ter cálculo e planejamento.

“Precisamos tirar o transporte da mão dos empresários, assim como outros setores. Enquanto continuar um grupo de empresários mandando no transporte, manipulando eleições, fazendo contratos e acordos com governos, mas sem ajudar o povo, o transporte continuará dessa maneira”, disse.

Ela também falou em qualidade do transporte coletivo como uma medida para diminuir a presença de veículos individuais nas ruas de BH, principalmente no Centro.

Assim, trabalhadores que dependem de um transporte coletivo de qualidade, não precisarão colocar mais os carros nas ruas. E repetiu: “O recurso para isso virá com o não pagamento da dívida pública”, finalizou a candidata.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.