Apesar das
No Senado, a oposição trabalha para apresentar o
Essas negociações têm exigido muito tempo das lideranças. Com as votações dessas matérias previstas para esta semana, o tempo é curto para lidar com um novo tema de intensidade, já que, após essas votações, os senadores e deputados se voltarão para as eleições municipais, em outubro. Ou seja, um eventual processo de impeachment contra Moraes pode travar essas discussões pró-governo.
Em paralelo, os membros do governo e as lideranças políticas da Casa também não veem, por ora, na oposição a força necessária para enfrentar os custos políticos de pautar o pedido de impeachment de um ministro do STF — o que seria inédito na história da República, caso fosse aceito pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O CASO
O gabinete de Moraes ordenou, por meio de mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões dele mesmo contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das “fake news” e das milícias digitais, que correm no STF. A informação foi revelada pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
De acordo com a reportagem, as mensagens revelam um fluxo fora do comum envolvendo o TSE e o STF. Entre os envolvidos nas mensagens está o principal assessor de Moraes no STF. Em alguns momentos das conversas, assessores relataram irritação do ministro com a demora no atendimento às suas ordens. Saiba mais: