Ouvindo...

Oposição irá recolher assinaturas no 7 de setembro para protocolar impeachment de Moraes

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (14) por parlamentares de oposição, em coletiva de imprensa, no Senado Federal

Parlamentares de oposição ao governo do presidente Lula anunciaram nesta quarta-feira (14) que irão protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A decisão dos membros da oposição é uma reação às denúncias contra Moraes, que foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, de suposto uso indevido da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para perseguir aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito do inquérito das Fakenews, do qual Moraes é o relator no STF.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) revelou que os parlamentares irão recolher assinaturas até o dia 7 de setembro para que o pedido de impeachment seja protocolado no dia 9 de setembro.

“No 7 de setembro vamos recolher apoiamentos de parlamentares, juristas e brasileiros em geral, e vamos fechar a coleta de assinaturas para no dia 9 de setembro nós apresentamos aqui, na Presidência do Senado, esse pedido que pode ser o maior pedido de impeachment da história do Brasil”, adiantou o parlamentar.

Leia também

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, as ordens de Moraes teriam sido dadas, de maneira informal, por meio de troca de mensagens no aplicativo Whatsapp, entre agosto de 2022 e maio de 2023, período em que o ministro presidiu o TSE.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do ministro Alexandre de Moraes, e afirmou que não houve “nenhum tipo de investigação de natureza policial ou investigação que dependesse sequer de reserva judicial”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais