Parlamentares de oposição ao governo do presidente Lula anunciaram nesta quarta-feira (14) que irão protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A decisão dos membros da oposição é uma reação às denúncias contra Moraes, que foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, de suposto uso indevido da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para perseguir aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito do
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) revelou que os parlamentares irão recolher assinaturas até o dia 7 de setembro para que
“No 7 de setembro vamos recolher apoiamentos de parlamentares, juristas e brasileiros em geral, e vamos fechar a coleta de assinaturas para no dia 9 de setembro nós apresentamos aqui, na Presidência do Senado, esse pedido que pode ser o maior pedido de impeachment da história do Brasil”, adiantou o parlamentar.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, as ordens de Moraes teriam sido dadas, de maneira informal, por meio de troca de mensagens no aplicativo Whatsapp, entre agosto de 2022 e maio de 2023, período em que o ministro presidiu o TSE.