Um grupo de pré-candidatos a vereador pelo PSDB em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, está em pé de guerra com a direção municipal do partido. Eles pedem a liberdade para apoiar quem quiser para a prefeitura, mas a legenda já formalizou apoio à atual prefeita Marília Campos (PT). O desentendimento pode desequilibrar a possibilidade de o partido atingir o quociente eleitoral para lançar as candidaturas.
Segundo interlocutores ouvidos pela Itatiaia, o grupo fez um acordo prévio com a direção do PSDB de Contagem garantindo que poderiam apoiar outro candidato que não fosse a petista. Eles, então, pediram que a liberdade fosse garantida por uma resolução, assinada na convenção da federação tucana com o Cidadania, o que, segundo estes pré-candidatos, não aconteceu.
“Em todas as reuniões, durante o processo da montagem de chapa, foi reafirmado pela direção partidária que os candidatos teriam liberdade de escolha para a eleição majoritária. Mesmo com apenas quatro de um total de vinte e seis pré-candidatos declarando apoio a Marília, a direção decidiu por caminhar no projeto de reeleição”, declarou um dos pré-candidatos ouvidos pela reportagem, que não quis se identificar.
“O clima está péssimo aqui”, afirmou. Isso porque sete, dos 26 pré-candidatos lançados pela legenda, agora ameaçam renunciar à candidatura se a resolução não for assinada. “A situação atual é que a pressão surtiu efeito, pois o presidente, Marius Carvalho, aceitou elaborar a Resolução, mas ainda não a apresentou aos tucanos locais que recusam veementemente uma aliança com o PT”, relatou esta fonte.
A ideia deste grupo é apoiar o deputado federal Junio Amaral (PL). “Se não fizerem conforme combinado, a decisão de renúncia coletiva será mantida, mesmo porque é um grupo que apoia o candidato Junio”.
O que diz o PSDB:
Procurado pela reportagem, o presidente municipal do PSDB em Contagem, Marius Carvalho, se limitou a dizer que “a resolução que trata sobre dissidência partidária e eventual infidelidade partidária já foi devidamente publicada e entregue aos candidatos e interessados”.
Ele ainda confirmou que a direção tucana da cidade já fechou apoio à atual prefeita. “A federação PSDB Cidadania declarou apoio formal à reeleição da Prefeita Marília Campos, do PT, no dia 1º de agosto de 2024, conforme ata devidamente assinada e registrada na Justiça Eleitoral”, afirmou.