O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom nesta terça-feira (6) contra bilionários que investem em programas aeroespaciais, entre eles, o bilionário Elon Musk, dono da Space X e da rede social X (antigo Twitter).
Lula participou nesta terça-feira da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile, em Santiago.
“Apesar da sua importância, o setor espacial é uma das áreas em que a desigualdade entre os países é mais gritante. Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul global. Quando se trata de tecnologia, a prática corrente do mundo desenvolvido costuma ser correr ao topo e, como disse um economista sul-coreano, “chutar a escada” para que outros não o alcancem”, criticou Lula.
O presidente reforçou a necessidade de cooperação mútua entre os países da América do Sul para ampliar o potencial de missões aeroespaciais. Lula também criticou os bilionários que investem em programas de exploração de Marte.
“Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, afirmou Lula.