Ouvindo...

Em evento no Chile, Lula critica ‘devaneios’ de bilionários que preferem colonizar marte a cuidar da Terra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta terça-feira (6) em evento no Chile

Participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na convenção do partido em Belo Horizonte é incerta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom nesta terça-feira (6) contra bilionários que investem em programas aeroespaciais, entre eles, o bilionário Elon Musk, dono da Space X e da rede social X (antigo Twitter).

Lula participou nesta terça-feira da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile, em Santiago.

“Apesar da sua importância, o setor espacial é uma das áreas em que a desigualdade entre os países é mais gritante. Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul global. Quando se trata de tecnologia, a prática corrente do mundo desenvolvido costuma ser correr ao topo e, como disse um economista sul-coreano, “chutar a escada” para que outros não o alcancem”, criticou Lula.

Leia também

O presidente reforçou a necessidade de cooperação mútua entre os países da América do Sul para ampliar o potencial de missões aeroespaciais. Lula também criticou os bilionários que investem em programas de exploração de Marte.

“Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, afirmou Lula.

Este é o último dia de agendas de Lula no Chile. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula seguirá do Chile para São Paulo, onde terá compromissos particulares.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.