O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pregou respeito à soberania popular da Venezuela e defendeu a transparência do resultado eleitoral. O presidente se manifestou sobre as eleições venezuelanas nesta segunda-feira (5), em agenda no Chile.
Lula fez um pronunciamento ao lado do presidente chileno, Gabriel Boric, com quem teve uma reunião bilateral pela manhã.
“O respeito pela tolerância, o respeito pela soberania popular, é o que nos move a defender a transparência dos resultados. O compromisso com a paz é o que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e o entendimento entre o governo e a oposição”, afirmou Lula.
O presidente do Chile optou por não comentar os desdobramentos das eleições venezuelanas, que deram a vitória ao presidente Nicolás Maduro.
A oposição venezuelana denuncia uma suposta fraude na contagem dos votos, e reivindica a vitória para o opositor de Maduro, Edmundo Gonzalez.
“Essa visita é sobre a relação entre Chile e Brasil. Sei que pode haver perguntas sobre outros temas, em particular em relação à (eleição) Venezuela. Vou me referir a isso amanhã à tarde”, afirmou Boric.
O governo brasileiro ainda não reconheceu o resultado das eleições na Venezuela.