Ouvindo...

Em conversa com Biden, Lula defende a publicação das atas eleitorais na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por cerca de meia hora com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

A estratégia de Lula para as eleições municipais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (30), em conversa com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a publicação das atas eleitorais do pleito presidencial realizado na Venezuela.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Biden concordou com a importância das divulgações das atas.

A eleição presidencial na Venezuela, realizada no domingo (28), terminou com a vitória de Nicolás Maduro. O governo brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Maduro.

Lula destacou que mantém contato com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que foi enviado pelo governo para acompanhar as eleições na Venezuela.

Amorim se encontrou com Nicolás Maduro e o candidato de oposição, Edmundo González Urrutia, que foi derrotado.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula reiterou a posição do Brasil de “seguir trabalhando pela normalização do processo político no país vizinho”, que, na avaliação dele, “terá efeitos positivos para toda a região”.

Leia também

Ainda na conversa, Biden confirmou presença na Cúpula do G20, que irá ocorrer em novembro, no Rio de Janeiro.

Lula convidou Biden para participar da reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.

Ao finalizar a ligação, o presidente brasileiro cumprimentou Biden pelo que chamou de “magnânima” decisão de desistir de disputar a reeleição.

Lula desejou sucesso para a democracia do país nas eleições presidenciais, que irão ocorrer em novembro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.