Ouvindo...

Alexandre de Moraes inclui Carla Zambelli em inquérito por suposta tentativa de golpe

PF quer saber se há ligação da deputada com viagem de influenciadora digital para encontro com militar venezuelano

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no inquérito sobre a suposta tentativa de volta de Estado que teria sido pensada por integrantes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal.

A investigação quer saber se há ligação da parlamentar com uma viagem feita à Espanha por uma influenciadora digital. A mulher teria ido ao país para conversar com Hugo Carvajal, militar venezuelano e ex-chefe de inteligência do governo Hugo Chávez.

Leia também

De acordo com a PF, essa influenciadora, ao voltar para o Brasil, teria entregue uma espécie de dossiê sobre a delação de Carvajal a Anderson Torres, então ministro da Justiça. O militar disse, em outubro de 2021, que partidos de esquerda da América Latina e da Europa teriam sido financiados ilegalmente pela Venezuela ao longo de 15 anos.

Tal informação foi citada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em reunião em 5 de julho de 2022. A gravação do encontro foi tornada pública na operação Tempus Veritatis.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.