Ouvindo...

Comissão do Senado adia votação da PEC que dá autonomia financeira ao Banco Central

Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, indicou nessa terça-feira (9) que não pretendia pautar PEC no plenário ainda que ela fosse aprovada pela CCJ

Presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre, adiou discussão e votação da PEC

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal adiou para a sessão da próxima quarta-feira (17) a discussão e a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que confere autonomia financeira e administrativa ao Banco Central (BC).

A decisão do presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de adiá-la ocorre nesta quarta-feira (10), um dia após a declaração do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele indicou que, por enquanto, não planeja pautar a PEC para votação em plenário — ainda que ela fosse aprovada na CCJ.

Leia também

Pacheco argumentou que o debate sobre a PEC precisa contemplar as posições dos servidores do Banco Central e também dos agentes regulados pelo sistema financeiro. Indiretamente, ele ainda citou a crise pública entre o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como razão para evitar a discussão neste momento. “Eu teria um pouco mais de cautela e de prudência em relação a esse tema”, ponderou em coletiva nessa terça.

A PEC do Banco Central em análise na CCJ transforma a instituição, que hoje é uma autarquia, em uma empresa pública, e a desvincula do Ministério da Fazenda. O texto prevê que o BC assuma a elaboração e a execução do próprio orçamento, submetendo-o apenas à aprovação do Congresso Nacional. A proposta em questão é um desdobramento da lei de 2021, sancionada durante o Governo Bolsonaro, e que conferiu autonomia operacional ao banco.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.