Ouvindo...

Zema: ‘Não temos recursos para pagar a dívida de MG com a atual taxa de juros’

Governador afirmou que retomada do pagamento da dívida deixaria Minas em situação caótica; prazo acaba dia 20 de julho

Romeu Zema afirmou que retomada de pagamento da dívida deixaria Minas em situação caótica

Faltando apenas 15 dias para o fim do prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que Minas volte a pagar parcelas da dívida com a União, o governador Romeu Zema (Novo) alertou que o estado não tem recursos para arcar com o débito e que sofreria “seriíssimas dificuldades”.

“Se não tivermos boa vontade, podemos ter uma situação caótica no estado, como já tivemos no estado. O estado não tem condições de pagar de forma alguma o serviço da dívida com a atual taxa de juros que é cobrada, de IPCA mais 4%. O estado não tem esse recurso. Vamos enfrentar seriíssimas dificuldades. Então, espero que o bom senso prevaleça. O estado está pagando a dívida como se o RRF já tivesse sido aprovado”, afirmou Zema.

Ele indicou que a retomada do pagamento das dívidas poderiam levar ao estado voltar a atrasar salários de servidores e congelar repasses para municípios, como aconteceu durante a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT).

Veja mais: Governador diz que proposta de Pacheco para dívida dos Estados é boa, mas insuficiente

O governador agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), pela mobilização por um plano alternativo para negociar a dívida de Minas com a União.

“Quero agradecer o presidente do Senado, pelo empenho que tem tido com a questão da dívida de Minas. Desde outubro do ano passado ele tem lutado por condições mais favoráveis. Espero que o governo federal tenha tato e sensibilidade com essa questão”, afirmou.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.