Ouvindo...

‘União tem sido um banqueiro dos estados’, diz Zema após reunião para discutir repactuação da dívida de MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participou nesta terça-feira (2) de uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar da repactuação da dívida de Minas com a União

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, defendeu nesta terça-feira (2) a redução do indexador da dívida do estado com a União, como forma de aliviar os cofres estaduais para investimentos. Atualmente, o indexador é IPCA e + 4%. O governador de Minas conversou com a imprensa após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com governadores de cinco estados.

Zema defende a redução para IPCA + 1% para permitir que os estados façam investimentos. “ A união tem se comportado com esses estados meio que como um banqueiro, tem sido um banqueiro dos estados. Precisamos ter uma cobrança entre entes federativos, uma cobrança que não seja punitiva”, disparou.

O governador de Minas admite a possibilidade de ceder ativos do estado, incluindo a participação em empresas públicas e ativos imobiliários, para abater o débito com a União, que está na casa dos R$ 160 bilhões. “ Precisamos de algo robusto para resolver definitivamente a questão”, cobrou Zema.

Leia também

O vice-governador, Matheus Simões, revelou, após a reunião, que a proposta de repactuação da dívida deve começar a tramitar pelo Senado Federal ainda esta semana. O relator deve ser o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais