O delegado brasileiro de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol, a Polícia Internacional, com mandato entre 2025 e 2030. Segundo o governo, a indicação deve ser confirmada em novembro de 2024 pela Assembleia Geral da Interpol.
Caso o nome seja aceito, essa será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.
A Interpol tem sede em Lyon, na França, e é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros. O delegado é diretor de cooperação internacional da PF e, desde 2021, é vice-presidente para as américas do Comitê Executivo da Interpol.
A eleição se baseou no processo em que os países que compõem o comitê executivo da organização (13 países) se reuniram para avaliar dentre os candidatos que foram apresentados o nome que o comitê entende que é o mais adequado para liderar a organização nos próximos cinco anos. O placar ficou com 8 votos ao brasileiro e 5 votos ao concorrente, um inglês.
Em nota, o Itamaraty afirmou que a escolha de Valdecy “reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado”.