Nikolas Ferreira atualiza estado de saúde de Bolsonaro

Deputado federal mineiro visitou o ex-presidente no Complexo Penitenciário da Papuda

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-MG) no Complexo Penitenciário da Papuda, neste sábado (21), onde o antigo mandatário cumpre pena pela condenação por tentativa de golpe de Estado. Em coletiva de imprensa, o parlamentar mineiro atualizou o estado de saúde do líder da direita.

“Antes de tudo, eu vim visitar um amigo, queria conversar com ele, saber como ele está fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Deu para perceber que ele tem crises de soluço que intercalam um dia após o outros, principalmente decorrente da facada”, disse Nikolas Ferreira.

Na segunda-feira (16), Bolsonaro teria passado mal durante a tarde, segundo informações compartilhadas pelo ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL). Contudo, o filho 02 do ex-presidente não deu novos detalhes sobre o ocorrido.

O ex-presidente, conforme laudo apresentado à Justiça pelo cirurgião-geral Claudio Birolini, tem riscos de “descompensação súbita e de eventos cardiovasculares respiratórios, infecciosos, metabólicos e traumáticos potencialmente fatais”. O documento foi apresentado como argumento da defesa do ex-presidente para tentar a concessão de prisão domiciliar por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal, por sua vez, afirmou, na semana passada, que o ex-presidente Jair Bolsonaro está com o tratamento adequado na Papudinha - um espaço exclusivo da penitenciária dedicado a detentos especiais . A informação consta em laudo médico enviado ao ministro Alexandre de Moraes.

Entre os pontos de atenção mencionados pela PF, estão o controle rigoroso de pressão arterial, hidratação adequada, dieta fracionada, acesso a exames laboratoriais e de imagem periódicos, e uso contínuo de aparelho para o tratamento da apneia do sono e ronco, o CPAP.

Apesar disso, o ex-presidente relatou que, na Papudinha, ele repousa por 20 minutos após o almoço, assiste a programas esportivos na televisão e conversa com o policial de plantão responsável pela guarda externa da cela. Bolsonaro afirmou que, no final da tarde, “costuma realizar caminhada de aproximadamente 1 km, sob escolta”.

Leia também

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...