Ouvindo...

Times

Deputado americano questiona Alexandre de Moraes sobre supostos abusos em ações

Chris Smith, do Partido Republicano, é aliado a políticos bolsonaristas

O deputado republicano Chris Smith enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), questionando supostos abusos cometidos pelo magistrado. O congressista americano é aliado de políticos classificados como bolsonaristas. Em maio, ele recebeu uma comitiva de parlamentares brasileiros.

Na carta, enviada na manhã desta sexta-feira (21), Smith diz que foram constatadas “graves violações” contra os direitos humanos por parte do governo brasileiro. O americano questiona ainda se deputados brasileiros foram processados e submetidos a medidas cautelares por causa de opiniões ou ações tomadas no exercício de suas funções.

Chris Smith quer saber também se Alexandre de Moraes pediu dados de empresas e pessoas que estão sob a jurisdição dos Estados.

Além de Moraes, os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF) e Cármen Lúcia também receberam uma cópia da carta. Smith enviou um documento semelhante ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais