O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (24) que irá apresentar a tecnologia do etanol de 2ª geração aos chefes de importantes potências mundiais. Em discurso feito na cerimônia de inauguração da planta industrial de etanol de 2° geração da Raízen, em Guariba (SP), Lula prometeu atuar como garoto propaganda. “Quero dizer para vocês que vou fazer propaganda do nosso etanol de 2ª geração. É preciso que o mundo compreenda que esse país não é um país pequeno. Esse país é um país que tem uma boa base intelectual, uma boa base de pesquisadores, nós temos capacidade, extraordinária, de fazer qualquer coisa que outros países fazem”, afirmou.
Lula prometeu levar à reunião de cúpula do G7, em junho, na Itália, o etanol de segunda geração, que é produzido em Guariba (SP). “Vamos levar um folder, de preferência em inglês, porque eu quero entregar para cada um para que eles perceberem o que o Brasil, do Sul global, é capaz de fazer neste século”, afirmou.
Ainda em seu discurso, Lula enalteceu a capacidade do país de produzir energia limpa e combustível renovável, e destacou que a ideia é utilizar a tecnologia verde para atrair investimentos no Brasil. “A gente não vai ficar hidrogênio verde só para exportar para eles. Se quiser, eles venham utilizar energia verde aqui, trazendo emprego para cá, trazendo desenvolvimento para cá, produzindo as máquinas deles aqui”, destacou Lula.
A usina de etanol de 2° geração da Raízen deve produzir 82 milhões de litros do combustível por ano. Segundo o governo federal, o investimento para a construção da unidade foi de R$ 1,2 bilhão.