Ouvindo...

Times

Lula e Zema participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília sob vaias e protestos de parte do público

Presidente e governador de Minas Gerais discursam em evento em que tragédia ambiental no Rio Grande do Sul e desoneração da folha de pagamento ganham destaque

A 25ª Marcha dos Prefeitos, que acontece nesta terça-feira (21), em Brasília, conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Romeu Zema (Novo), que foram recebidos com ânimos exaltados no Centro Internacional de Convenções do Brasil, onde o evento é realizado.

No caso do governador mineiro, a recepção no evento foi acompanhada de um protesto de representantes dos servidores da segurança pública de Minas Gerais, insatisfeitos com o projeto de lei (PL) para conceder reajuste de 3,62% aos servidores civis e militares do estado.

Com faixas e cartazes em tom crítico a Zema, o grupo que reuniu um pequeno número de representantes de associações ligadas às forças de segurança pública de Minas Gerais relembrou dos vetos do governador aos aumentos escalonados nos salários das tropas que haviam sido acordados ainda no mandato passado.

O governo de Minas Gerais foi procurado para comentar o protesto e a demanda dos servidores, mas ainda não se manifestou.

Leia também

Vaias

Dentro do Centro de Convenções, as cargas se voltaram contra o presidente Lula, que ao ser anunciado pelo mestre de cerimônia, foi vaiado por uma parcela de prefeitos que estavam presentes no local. A vaia foi seguida de gritos de apoio de alguns prefeitos.

O movimento foi criticado pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. “Não estamos aqui para disputa de direita, centro e esquerda [..] peço encaricidamente ao plenáruo que aqui não tenha vaias”, repudiou.

Além de Lula e Zema, o evento também conta com a participação do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de vários ministros do governo Lula, entre eles Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).

A edição deste ano ocorre em meio à catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul, que foi tema de cobranças da CNM por recursos para investimentos em cidades mais sustentáveis e que estejam preparadas para eventos climáticos extremos. Outro tema que ganhou destaque foi a desoneração do imposto previdenciário para municípios de até 156 mil habitantes, que está em votação no Senado Federal e deve ser aprovado após acordo com o governo federal.

Conforme acertado com os senadores, a desoneração deve ser mantida até o fim deste ano, com a alíquota reduzida para 8%.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais