O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira (20) que irá participar da abertura da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que irá ocorrer na capital federal. A cerimônia de abertura está marcada para às 10h, no Centro Internacional de Convenção do Brasil (CICB). O tema do evento este ano será: “Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida”.
O evento, que irá ocorrer até quinta-feira (23), deve reunir 10 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo o país. Além de Lula, o evento deve contar com as presenças dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
No evento, serão discutidas pautas como a desoneração da folha dos municípios, a consolidação da reforma tributária e seus impactos nos municípios, além do enfrentamento das mudanças climáticas.
Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), a delegação de Minas Gerais conta com mais de 1.300 participantes, sendo mais de 300 prefeitos, e ainda vice-prefeitos, vereadores, autoridades e servidores públicos.