Ouvindo...

Times

Zema deve participar da Marcha dos Prefeitos em Brasília na segunda-feira

Governador de Minas Gerais também participou da marcha no ano passado; entre os convidados também estão os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Congresso, Rodrigo Pacheco

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve se unir à Marcha dos Prefeitos em Brasília, na segunda-feira (20). A participação do político mineiro é aguardada neste dia de abertura do evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), uma das principais entidades municipalistas no cenário nacional.

Outras autoridades também são esperadas, entre elas os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi convidado, mas a participação dele é incerta.

Leia também

A ida de Romeu Zema a Brasília ocorre em um momento de tentativa de conciliação entre o Governo Federal e os municípios e os estados frente a questões polêmicas. A resposta às queixas dos prefeitos quanto à desoneração, uma das principais pautas sobre a mesa na capital federal, deve vir até terça-feira (21) com a apresentação de uma proposta consolidada de reoneração gradual da folha de salários para as prefeituras com até 156 mil habitantes ao Congresso Nacional. O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, lidera a construção desse acordo ao lado do presidente Rodrigo Pacheco.

Há, ainda, a expectativa de que, em breve, estados endividados – Minas Gerais entre eles – e União cheguem a consenso para renegociação dos débitos. Nessa sexta-feira (17), aliás, o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLP) aprovado pelo Congresso para suspender a cobrança da dívida do Rio Grande do Sul por três anos, zerando os juros pelo mesmo período.

Zema é aguardado em Brasília na segunda-feira após uma extensa agenda oficial nos Estados Unidos, onde esteve reunido com investidores e empresários nos últimos dias. Outros compromissos ainda não estão previstos para a passagem do governador na capital federal.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais