O Rio Grande do Sul deve receber nos próximos dias três aviões carregados de donativos recolhidos nos Emirados Árabes e que serão direcionados para as vítimas das enchentes que assolam o estado. A informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conversou nesta quinta-feira (16) com o xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, presidente do país árabe.
Parte das doações recolhidas nos Emirados Árabes e que estão sendo direcionadas para o Brasil foram fruto da solidariedade da própria comunidade brasileira no país, composta por mais de 9 mil pessoas.
Na conversa, que durou cerca de meia hora segundo o Palácio do Planalto, o presidente Lula agradeceu a solidariedade e relembrou as enchentes em Dubai que impactaram também os Emirados Árabes recentemente. De acordo com o presidente, o episódio demonstra a urgência de um debate sobre a questão da mudança climática.
“Conversei por telefone com o Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, que me comunicou do envio de três aviões do país ao Brasil com transporte de doações em apoio ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. Agradeci ao gesto de solidariedade aos gaúchos e as gaúchas”, escreveu o presidente no X, antigo Twitter.
Os dois líderes também discutiram sobre um pedido cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e solução para o conflito entre Israel e a Palestina, com a criação de dois estados. Na conversa, ambos também concordaram com a importância de uma solução negociada para o conflito na Ucrânia.
Acompanharam o telefonema o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.