O governo federal corre contra o tempo para apresentar até segunda-feira (13) ao governador do Rio Grande o Sul, Eduardo Leite, uma proposta para suspender o pagamento da dívida do Estado com a União, estimada em R$ 90 bilhões. A medida é considerada como fundamental para que o estado gaúcho ganhe fôlego financeiro para investir na reconstrução da infraestrutura e no auxílio da população afetada pelos alagamentos que assolam a região.
A medida deve ser apresentada ao governo Leite pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião marcada para segunda-feira em Brasília, a partir de um convite feito pelo presidente Lula (PT) ao chefe do Estado gaúcho.
Segundo o ministro Haddad, pequenos ajustes deverão ser feitos ao longo do final de semana, mas a ideia principal de como será tratado o assunto já está definida junto ao governador.
“Combinamos de nos falar hoje ou amanhã, mas são pequenos detalhes formais. [...]”, disse o ministro Haddad sobre as tratativas com o governador, que estão sendo feitas ao longo da semana.