Ouvindo...

Brasil bate recorde com doações destinadas a vítimas no Rio Grande do Sul

Entidades do governo federal estão transportando mais de 2 mil toneladas de donativos, roupas e equipamentos doados ao estado gaúcho, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa

Donativos estão sendo transportados pelos Correios, aviões da FAB e outras entidades

Em meio a tragédia que assola o Rio Grande do Sul, a onda de solidariedade entre os brasileiros fez com que a Defesa Civil Nacional registrasse um recorde nesta quinta-feira (9). Com 2 mil toneladas de donativos sendo encaminhados ao Estado, essa é a maior quantidade de doações já coletadas na história do órgão, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

“Só de doações encaminhadas e operadas por entes federais, como Força Nacional e Correio, estamos chegando a duas mil toneladas de doações encaminhadas e sendo encaminhadas ao Rio Grande do Sul. De longe, essa é a maior movimentação de doações já registradas pela Defesa Nacional”, destacou o ministro que esteve presente na reunião com o presidente Lula para anunciar um auxílio financeiro para empresas e trabalhadores do estado, realizada nesta quinta-feira (9), em Brasília.

Leia também

Ainda conforme Rui Costa, parte do trabalho para levar essas doações, que incluem alimentos, roupas, remédios e equipamentos, são feitos por empresas de logística e transportadoras que estão trabalhando de graça para atender a população gaúcha.

Para facilitar o envio de donativos e o acesso a áreas ainda afetadas pelos alagamentos e de difícil acesso, o governo vai começar nesta quinta-feira (09) a enviar caixas de produtos em paraquedas, uma novidade na operação no Rio Grande do Sul até agora.

“Hoje começa uma outra operação, também complexa, de fazer chegar mantimentos para aquelas localidades que não se está conseguindo chegar por terra”, disse Rui Costa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio