Após anunciar o lançamento do edital da BR-381 para o lote 8A, próximo a Belo Horizonte, o Ministério dos Transportes desistiu e cancelou a publicação. O anúncio seria feito nesta quinta-feira (25). Primeiro, o governo informou que licitaria os lotes 8A e 8B, abrangendo BH, Sabará, Santa Luzia e Caeté com investimento de R$ 950 milhões. Depois, o ministério corrigiu a informação e disse que seria apenas o primerio lote, totalizado R$ 350 milhões. Por fim, a pasta soltou um comunicado falando do adiamento. A Itatiaia apurou que o motivo seriam ajustes técnicos.
Na semana passada, o Ministério recebeu aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para separar os lotes 8A e 8B do projeto de concessão da rodovia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também já havia dado a autorização. Os trechos foram retirados porque tinham muitas desapropriações e relevo acidentado, sendo os principais fatores responsáveis pelo desinteresse da iniciativa privada. A mudança foi feita após três leilões frustados em 11 anos.
Com a divisão, o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (DNIT) ficará responsável pelo trajeto de BH à Caeté e contratará uma empresa para executar a obra, o que seria feito por meio do edital que seria publicado nesta quinta (25) e foi adiado. O restante da rodovia, até Governador Valadares, ficará sob administração da vencedora do leilão que, conforme a Itatiaia adiantou,