O governo federal já tem data marcada para lançar o segundo edital, do trecho entre Caeté e Governador Valadares, que será concedido à iniciativa privada. O proximo edital será aberto no dia 17 de maio e o leilão está marcado para 29 de agosto. Será o segundo leilão de rodovia do governo federal e o segundo de Minas Gerais, já que o primeiro foi o da BR 040.
Na saída de Belo Horizonte até Caeté, a duplicação será administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Depois de Caeté até Governador Valadares, a administração será feita pela iniciativa privada. A retirada dos lotes 8A e 8B foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) depois que três leilões não tiveram interessados.
Os principais motivos dos pregões desertos foram a quantidade de desapropriações próximo à BH e o relevo acidentado. O governo lançaria um dos editais da parte de responsabilidade do DNIT no último dia 25, mas a publicação foi adiada. Com a retirada do trecho do projeto de concessão, a expectativa do Ministério dos Transportes é que a concessão seja bem sucedida.