Ouvindo...

Medalha da Inconfidência: Zema é vaiado por grupo de manifestantes na cerimônia em Ouro Preto

Grupo formado por cerca de 50 manifestantes vaiou governador durante evento em Ouro Preto, na manhã deste domingo (21)

Grupo de manifestantes vaiou governador Romeu Zema em cerimônia da Medalha da Inconfidência

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi recebido com vaias e gritos de “Fora, Zema” na Praça Tiradentes, durante as honrarias militares da cerimônia da Medalha da Inconfidência, neste domingo, em Ouro Preto.

O grupo que vaiou Zema era formado por cerca de 50 pessoas e gritou palavras de ordem principalmente nos momentos em que o cerimonial citava o nome do governador.

O evento é marcado por um forte esquema de segurança, que não permite que o público fique muito próximo do Governador e das principais autoridades do Estado. Os manifestantes estavam atrás de uma grade e a alguns metros de onde estava o principal palco da cerimônia.

A entrega das medalhas também é realizada em um local de acesso restrito. No Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apenas autoridades, homenageados, convidados e imprensa podem entrar.

Neste momento, Zema e demais autoridades estão no centro de convenções para entrega das

170 medalhas aos homenageados. A medalha é entregue as autoridades que contribuíram direta ou diretamente para o desenvolvimento de Minas Gerais.

FHC foi o principal homenageado, mas compareceu ao evento

Por ser um dos responsáveis por revolucionar a economia brasileira com a implantação no plano real, ao lado do mineiro e então Presidente Itamar Franco, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, é o grande homenageado na Cerimônia da Medalha da Inconfidência. A cerimônia ocorre na manhã deste domingo, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

FHC foi escolhido para receber o Grande Colar da Inconfidência, o mais alto grau da honraria. Esta é a maior homenagem pelo Governo de Minas.

A Itatiaia apurou que FHC não vai comparecer a cerimônia. Por causa da importância da honraria, o Governador Romeu Zema (Novo) irá entregá-la posteriormente e pessoalmente ao político.

A relação de contemplados tem, ainda, nomes como o chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, os senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Irajá Filho (PSD-TO) e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). A colunista de economia da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, e o Presidente do Conselho da CNN Brasil, João Camargo, também receberão honrarias das mãos do Governo de Minas.

A lista tem, ainda, nomes como o policial Roger Dias, morto a tiros em janeiro deste ano por um homem que deveria ter retornado ao sistema prisional após uma “saidinha” de Natal. A escritora Conceição Evaristo também ficará com um exemplar da honraria.

A relação completa dos homenageados está disponível no site itatiaia.com.br

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.