O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará rumo à Colômbia nesta terça-feira (16) para uma série de agendas bilaterais com o presidente Gustavo Petro em um esforço de aproximação entre os países.
A ida do petista ao país sul-americano implicou no adiamento do lançamento do ‘Voa, Brasil’, segundo confirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. A cerimônia para pôr em prática o programa que prevê passagens aéreas mais baratas para brasileiros aposentados e alunos do ProUni deverá ocorrer ainda neste mês de abril.
As agendas de Lula na Colômbia começam na quarta-feira (17) em Bogotá. Segundo antecipou o Palácio do Planalto, Lula e Petro tratarão na ocasião sobre bioenergia, política de cuidados, setor automotivo e agricultura familiar. Os dois também devem pôr sobre a mesa o intercâmbio comercial entre os países. Esse encontro ocorrerá na Casa de Nariño, sede do governo colombiano.
Depois, o presidente brasileiro participa de um fórum empresarial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a ProColombia. Lula ainda irá à Feira Internacional do Livro de Bogotá, que, nesta edição, homenageia o Brasil com o pavilhão principal.