O técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo se filiou ao Podemos. O ingresso dele no partido foi anunciado neste sábado (6). Antes, ele estava no Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Luxemburgo, que atua politicamente no Tocantins, treinou por último o Corinthians. Ele foi demitido do time paulista
“A filiação (de Luxemburgo) é um grande ganho para nosso partido, e eu tenho certeza de que sua experiência e dedicação serão inestimáveis. Juntos, vamos trabalhar incansavelmente pelo progresso e bem-estar do nosso país. Contamos com sua energia e comprometimento para fazer a diferença”, disse a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos.
O treinador também já passou por Cruzeiro e Atlético. Em 2003, ele venceu o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil pela Raposa; em 2010, ganhou o torneio estadual pelo Galo. Em 2015 e 2021, Luxemburgo voltou a Minas Gerais para dirigir, novamente, o time celeste.
Na política, Luxa ensaiou uma candidatura ao Senado por Tocantins em 2022, pelo PSB, mas uma articulação de última hora freou os planos dele — e o candidato foi Carlos Amastha. No plano nacional, ele apoiou a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).