Ouvindo...

Times

BR-381: ‘Investimento no reassentamento de famílias ajudará sucesso de concessão’, diz diretor da ANTT

Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) detalhou mudanças no projeto da BR-381

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, avaliou que a decisão do governo federal de assumir o reassentamento de famílias que moram às margens da BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, e as obras de duplicação no trecho, facilitará o sucesso da concessão da estrada mineira.

O órgão federal fez ajustes no projeto que fracassou no leilão de novembro e um novo edital deve ser lançado nos próximos meses. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o diretor da ANTT detalhou as melhorias no projeto e falou sobre os próximos passos até o lançamento do edital.

“Os ajustes necessários foram aprovados para trazer maior atratividade para o projeto. Foram retirados os lotes 8A e 8B, obras que serão executadas pelo DNIT, ou seja, pelo poder público, com obras e reassentamento de famílias, um trabalho social de grande importância desse projeto”, afirmou Theo Sampaio.

“Também foram feitas melhorias no projeto, que vão trazer maior atratividade, corrigindo o que não foi o êxito do ano passado. Com maior taxa de retorno, que vai trazer para o setor privado um interesse maior, possibilidade de corrigir os riscos geológicos, um ponto sensível da região, e a correção do traçado, que deixará o projeto mais condizente com a realidade”, explicou.

O governo federal prevê investimentos de R$ 6 bilhões no contrato de concessão da BR-381, no trecho que liga a capital mineira até Governador Valadares. O projeto passará agora pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU), antes do lançamento do novo edital.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais