BR-381: ‘Investimento no reassentamento de famílias ajudará sucesso de concessão’, diz diretor da ANTT

Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) detalhou mudanças no projeto da BR-381

Projeto de concessão da BR-381 é aposta do governo para destravar investimentos na Rodovia da Morte

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, avaliou que a decisão do governo federal de assumir o reassentamento de famílias que moram às margens da BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, e as obras de duplicação no trecho, facilitará o sucesso da concessão da estrada mineira.

O órgão federal fez ajustes no projeto que fracassou no leilão de novembro e um novo edital deve ser lançado nos próximos meses. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o diretor da ANTT detalhou as melhorias no projeto e falou sobre os próximos passos até o lançamento do edital.

“Os ajustes necessários foram aprovados para trazer maior atratividade para o projeto. Foram retirados os lotes 8A e 8B, obras que serão executadas pelo DNIT, ou seja, pelo poder público, com obras e reassentamento de famílias, um trabalho social de grande importância desse projeto”, afirmou Theo Sampaio.

“Também foram feitas melhorias no projeto, que vão trazer maior atratividade, corrigindo o que não foi o êxito do ano passado. Com maior taxa de retorno, que vai trazer para o setor privado um interesse maior, possibilidade de corrigir os riscos geológicos, um ponto sensível da região, e a correção do traçado, que deixará o projeto mais condizente com a realidade”, explicou.

O governo federal prevê investimentos de R$ 6 bilhões no contrato de concessão da BR-381, no trecho que liga a capital mineira até Governador Valadares. O projeto passará agora pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU), antes do lançamento do novo edital.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...