Ouvindo...

‘Precisou de guerra para nos preocuparmos com fertilizante’, afirma Lula

Declaração do presidente da República foi dada durante a inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (MG)

Durante o evento, Lula afirmou que várias fábricas nos últimos anos por “complexo de vira-lata”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (13), que o Brasil não investiu na produção de fertilizantes nos anos anteriores. Sinalizando crítica a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula citou a guerra entre Rússia e Ucrânia e afirmou que o conflito foi necessário para que o país entendesse a necessidade.

Leia também: Zema critica Cemig e diz que ‘Minas Gerais sofre com falta de energia’

“Se o Brasil é um país agrícola de potencial extraordinário e quase imbatível pelo alto grau de investimento em ciência e tecnologia, por que a gente não é pelo menos autossuficiente na produção de fertilizantes? Porque tantas vezes se negou a este país ter as coisas que ele tem o direito de ter e que um país soberano não pode abrir mão”, afirmou Lula.

A declaração foi dada durante a inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (MG) que produzirá fertilizantes fosfatados da multinacional EuroChem. A expectativa é que o complexo seja capaz de aumentar em 15% a produção nacional após o início das operações.

Mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura no Brasil são importados. A meta é chegar até a metade do século com uma produção nacional capaz de atender de 45% a 50% da demanda interna.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.