O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), vai participar da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tratar da dívida pública estadual. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (6), em Brasília (DF).
A dívida de Minas com a União gira em torno dos R$ 160 bilhões. Lideranças do estado tentam costurar, junto à equipe econômica de Lula, um acordo para refinanciar o débito.
Como já havia mostrado a Itatiaia, u
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deve participar da conversa desta quarta.
Segundo apurou a Itatiaia, a expectativa é que, na reunião na capital federal, haja avanços em torno do acordo para refinanciar a dívida. A União sinalizou, a deputados mineiros, que pretende apresentar uma proposta de renegociação ainda neste mês.
Por ora, a equipe econômica de Lula analisa uma proposta que contempla, por exemplo, a federalização de estatais mineiras. O repasse das empresas à União serviria para amortizar a dívida.
Nos bastidores, a estatal mais citada nas conversas sobre a federalização é a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.