A pedido de Pacheco, Lula receberá Zema para discutir renegociação da dívida de Minas nesta quarta (6)

O convite foi feito na noite desta terça (5), após duas rodadas de reuniões de Pacheco com deputados mineiros. O ministro Fernando Haddad também participa da reunião

A pedido de Pacheco, Lula convida Zema para discutir renegociação da dívida de Minas nesta quarta (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para uma reunião nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na pauta está o andamento da proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal para renegociação da dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União. O governador de Minas confirmou presença. A reunião será realizada às 17h.

O convite foi feito na noite desta terça-feira (5), logo depois da segunda rodada de reuniões do senador com deputados mineiros.

Pacheco recebeu na última segunda-feira (4) os deputados de oposição ao governador mineiro e, na terça, deputados novatos e da base. Os parlamentares apresentaram as demandas de suas regiões e aproveitaram o encontro para fazer uma aproximação.

Os deputados da oposição estavam preocupados sobretudo com o andamento da renegociação da dívida de Minas. Como eles obstruíram a pauta e se posicionaram contra o Regime de Recuperação Fiscal, existe uma ansiedade por parte deles para que a proposta feita por Pacheco -que substitui privatização por federalização e descarta o congelamento do salário de servidores públicos- funcione.

Além de tratarem do assunto com Pacheco, alguns deputados estiveram no Ministério da Fazenda e disseram à coluna que saíram otimistas e aliviados por considerarem que a proposta alternativa vai sair do papel. O Supremo Tribunal Federal prorrogou até 20 de abril o prazo para uma solução. Desde dezembro, o Ministério da Fazenda está aprimorando a proposta de Pacheco.

Na visita, o deputado estadual Professor Cleiton (PV), apresentou um Projeto de Lei Complementar que trata, por exemplo, sobre a federalização das empresas. A expectativa dele é que a proposta seja aproveitada em âmbito nacional, já que o projeto de Pacheco deve atender, além de Minas, outros estados endividados.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...