O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para uma reunião nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na pauta está o andamento da proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal para renegociação da dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União. O governador de Minas confirmou presença. A reunião será realizada às 17h.
O convite foi feito na noite desta terça-feira (5), logo depois da segunda rodada de reuniões do senador com deputados mineiros.
Pacheco recebeu na última segunda-feira (4) os deputados de oposição ao governador mineiro e, na terça, deputados novatos e da base. Os parlamentares apresentaram as demandas de suas regiões e aproveitaram o encontro para fazer uma aproximação.
Os deputados da oposição estavam preocupados sobretudo com o andamento da renegociação da dívida de Minas. Como eles obstruíram a pauta e se posicionaram contra o Regime de Recuperação Fiscal, existe uma ansiedade por parte deles para que a proposta feita por Pacheco -que substitui privatização por federalização e descarta o congelamento do salário de servidores públicos- funcione.
Além de tratarem do assunto com Pacheco, alguns deputados estiveram no Ministério da Fazenda e disseram à coluna que saíram otimistas e aliviados por considerarem que a proposta alternativa vai sair do papel. O Supremo Tribunal Federal prorrogou até 20 de abril o prazo para uma solução. Desde dezembro, o Ministério da Fazenda está aprimorando a proposta de Pacheco.
Na visita, o deputado estadual Professor Cleiton (PV), apresentou um Projeto de Lei Complementar que trata, por exemplo, sobre a federalização das empresas. A expectativa dele é que a proposta seja aproveitada em âmbito nacional, já que o projeto de Pacheco deve atender, além de Minas, outros estados endividados.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.