Quase 7 em cada 10 sessões marcadas na ALMG não acontece nas semanas pré-Carnaval

Assembleia Legislativa de Minas Gerais retomou as atividades em 2 de fevereiro, mas a maior parte dos compromissos na agenda não foi realizada

Plenário da ALMG no dia 10 de fevereiro; sessão foi encerrada por falta de quórum

A retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2026 se deu em ritmo lento. A atividade dos deputados estaduais começou oficialmente no dia 2 de fevereiro, mas a grande maioria das reuniões marcadas nas duas semanas que antecedem o Carnaval sequer foi iniciada.

Entre sessões no plenário e em comissões, foram 71 reuniões marcadas neste período e apenas 22 delas, de fato, aconteceram. Os números indicam que quase 70% dos compromissos foram cancelados.

Considerando apenas as reuniões de plenário, foram feitas duas de cinco sessões marcadas na agenda da Casa. Das duas oportunidades, em uma apenas dois requerimentos foram aprovados.

Na segunda, apesar de uma pauta com 28 propostas aguardando discussão, a reunião foi cancelada por falta de quórum em meio ao debate sobre um projeto acerca de uma alteração no código de ética militar para as forças de segurança do estado.

Se a agenda institucional está parada, nos bastidores a movimentação é intensa. Deputados já trabalham de olho nas eleições de outubro e a escolha do próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) também pauta as tratativas entre os parlamentares.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...