Ouvindo...

Senado volta a analisar projeto que obriga divulgação das listas de espera para cirurgias eletivas no SUS

Último relatório do Ministério da Saúde indica que 1,1 milhão de pacientes aguardam cirurgias eletivas na fila do SUS

Proposta será analisada novamente pelo Senado Federal; texto está na Comissão de Assuntos Sociais

Depois das alterações feitas pela Câmara dos Deputados, o Senado Federal volta a analisar o projeto de lei (PL) que obriga a divulgação das listas de espera para cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, a proposta prevê que as listas com as posições dos pacientes na fila e as datas em que eles agendaram seus procedimentos sejam publicadas em portais na internet a cada 15 dias.

O texto, que começou a tramitar no Senado, precisará ser analisado novamente após ser aprovado com alterações na Câmara dos Deputados no mês passado. Agora, a proposta aguarda o parecer do relator, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Leia também

O projeto de lei prevê ainda que as listas de esperas para exames complementares necessários aos procedimentos cirúrgicos também sejam publicadas. Todas as listas têm que passar por atualizações quinzenais; e, a cada mês, os órgãos gestores do SUS precisarão divulgar um balanço com o número total de pacientes nas filas e o tempo de espera médio.

Último relatório do Ministério da Saúde, de junho, indica que mais de 1 milhão de brasileiros aguardam procedimentos eletivos na fila do SUS; número que aumentou com a pandemia de coronavírus e a suspensão temporária dessas cirurgias.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.