Ouvindo...

Decisão liminar determina suspensão do corte de árvores na Pampulha

Despacho publicado nesta quinta-feira (29), acata, parcialmente, pedido de vereadores do PT; prefeitura prevê 63 cortes para viabilizar prova da Stock Car

Moradores da Pampulha protestaram contra cortes de árvores

A Justiça determinou a paralisação do corte de árvores no entorno do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A decisão liminar que ordena a suspensão dos trabalhos foi publicada nesta quinta-feira (29), A sentença é assinada pelo juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte.

A decisão atende a pedido feito pelos vereadores belo-horizontinos Bruno Pedralva e Pedro Patrus — ambos do PT e críticos do procedimento. O corte de 63 árvores no entorno do Mineirão começou nessa quarta-feira (28) para viabilizar a realização de prova da Stock Car no local.

A decisão impõe multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. O juiz Grazziane Gandra acatou parcialmente os pedidos dos petistas.

Leia também

“Com base no princípio da precaução e do poder geral de cautela, é inconteste a necessidade de deferimento parcial da medida liminar apenas no que se refere, por agora, à supressão das árvores, porquanto, à toda evidência, o corte das árvores poderá acarretar danos irreversíveis para o meio ambiente e para os munícipes”, lê-se em trecho da sentença do magistrado.

À Itatiaia, Pedralva afirmou que a liminar é fruto de um “apelo” dos cidadãos. Moradores da Pampulha chegaram a impedir o fluxo de trânsito em ruas nas imediações do estádio em protesto ao corte das árvores.

“Era insano cortar árvores para fazer corrida, espalhar gasolina, diesel e poluição no entorno da Bacia da Pampulha”, disse o vereador.

Em nota divulgada pouco após a decisão judicial, as empresas que organizam a etapa da Stock Car em Belo Horizonte divulgaram uma nota pública reafirmando o legado da corrida para a cidade. Eles ressaltam, também, que a região da Pampulha vai ficar 10 vezes mais arborizada com as ações de compensação. Clique aqui para ler o posicionamento das empresas.

A reportagem acionou o poder Executivo municipal que afirmou que ainda não foi intimada.

Novos plantios

Segundo a Prefeitura de BH, 808 árvores serão plantadas para mitigar os efeitos dos cortes. O plantio deve começar nesta sexta-feira (1°).

Cinquenta e cinco das árvores cortadas estão no entorno do Mineirão. Outras 8, na esplanada do estádio, área que vai abrigar as arquibancadas do circuito automobilístico.

Como medida compensatória para estes cortes na área interna do Mineirão, outras 120 árvores serão custeadas pela Minas Arena e o plantio será feito por técnicos da prefeitura.

As 120 árvores da Minas Arena entram no total de 808 plantios. Dessa quantia, o restante — 688 — serão custeadas pela Stock Car e plantadas pela prefeitura

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.