Ouvindo...

Times

PBH inicia corte de 63 árvores no entorno do Mineirão, na Pampulha

Capital mineira recebe prova da Stock Car em agosto; como medida compensatória, 808 árvores serão plantadas em BH

A prefeitura de Belo Horizonte deu início na manhã desta quarta-feira (28) ao corte das árvores para realização corrida de Stock Car, em Agosto, no entorno do Mineirão, na Pampulha. Os detalhes foram confirmados pela Itatiaia com o Superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

Castilho disse que o executivo está executando o serviço, após ter recebido autorização do Conselho do Meio Ambiente (Comam) da capital mineira. Na semana passada, por 10 votos a 2, a maioria dos conselheiros aprovou o corte das árvores.

Leia também

A reunião on-line durou cerca de 7 horas e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre técnicos, defensores do meio ambiente, políticos municipais e estaduais e sociedade civil.

Segundo números atualizados, por questões de segurança exigidas pela competi a, a prefeitura cortará 55 árvores no entorno da Pampulha. A previsão é que o serviço seja concluído ainda nesta semana.

Como medida compensatória, os organizadores da prova vão custear o plantio de 688 novas árvores.

63 árvores cortadas

A prefeitura informou que a Minas Arena, responsável pelo Mineirão, também solicitou o corte de oito árvores. Segundo o executivo, a empresa irá custear o plantio 120 novas unidades. Ao todo, serão cortadas 63 árvores. Serão plantadas 808 novas árvores.

As árvores vão ser plantadas em micro-florestas que serão construídas nos parques da prefeitura da região Pampulha.

Os organizadores da prova se comprometeram a fazer o serviço de capina e roçada duas vezes ao menos e com emissão de relatório sobre a saúde das árvores a cada seis meses.

Além disso, os empresários vão “adotar” o canteiro central da Avenida Abrahão Caram.

Além da autorização do Comam, a prefeitura informou sobre os cortes para o IPHAN, IEPHA e Fundão de Cultura.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a prefeitura e aguarda um posicionamento.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais