Ouvindo...

Saiba quando começam as obras da etapa da Stock Car em Belo Horizonte

Etapa está prevista para o dia 18 de agosto na região da Pampulha

Principal categoria do automobilismo brasileiro terá corrida em BH

Belo Horizonte receberá, no dia 18 de agosto, uma etapa da Stock Car. A prova será disputada num circuito de rua, no entorno do estádio do Mineirão, na região da Pampulha. Em entrevista à Itatiaia, o empresário Sérgio Sette Câmara, um dos responsáveis pela organização da prova na capital, detalhou quando as obras para montagem do percurso vão começar.

Após a obtenção da licença ambiental, a previsão de início de obras é em 15 de março. Serão 7 Km de gradis, 3 km de blocos de concreto, 4 km de guardrail”, revelou.

Sette Câmara ainda revelou que as obras serão feitas de maneira gradual. Pelo volume de material, o circuito de rua será montado aos poucos. Um processo semelhante é feito em Singapura, cidade-estado que recebe prova de Fórmula 1 num circuito de rua.

Leia também

A ideia é obter as licenças ambientais nesta quarta-feira (21). Haverá uma reunião no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) para tratar dessa questão com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte.

Sette Câmara garantiu que há preocupação e responsabilidade quanto ao impacto ambiental. Além disso, há previsão do replantio de árvores.

"É questão da Prefeitura, mas tenho acompanhado de perto, com o secretário, e estão sendo observado todos os termos legais para fazer supressão de 58 árvores, das quais 20 estão perto de apodrecer. Será feita uma compensação com o plantio de 495 árvores na Região da Pampulha”, comentou Sette Câmara.

O circuito

O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.

Projeção do circuito de rua que receberá a Stock Car em Belo Horizonte

Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane - um trecho em ziguezague - para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.

Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

As etapas da Stock Car em 2024

  • 3/3 - Goiânia
  • 24/3 - Velocitta
  • 21/4 - Interlagos
  • 19/5 - Cascavel
  • 30/6 - Velocitta
  • 28/7 - Goiânia
  • 18/8 - Belo Horizonte
  • 8/9 - Santa Cruz
  • 6/10 - Argentina
  • 27/10 - Velopark (Uruguai)
  • 24/11 - Brasília
  • 15/12 - Interlagos

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.