Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Etapa da Stock Car em BH aguarda aprovação do Conselho de Meio Ambiente

Reunião para obter licença ambiental será na próxima quarta-feira (21)

O processo de organização da etapa de Belo Horizonte da prova de Stock Car avança para conseguir as licenças ambientais para o início das obras na capital mineira. Uma reunião no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) ocorrerá na próxima quarta-feira (21) para tratar dessa questão com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte.

“A Stock Car respeita muito a qestão da sustentabilidade. Temos empresa contratada para monitorar tudo. Todos os rejeitos gerados durante o evento serão recolhidos e até o óleo que cai na pista, haverá um produto que vai sugar este óleo. A Stock Car é um evento 100% sustentável, carbono neutro”, disse Sérgio Sette Câmara, um dos responsáveis pela organização da prova.

Além da questão envolvendo a sustentabilidade, houve algumas reclamações por conta do corte de árvores. A corrida será disputada num circuito de rua, no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.

Sette Câmara garantiu que a organização está acompanhando a resolução desse problema. Ainda há a promessa do replantio de mais árvores do que serão cortadas.

"É questão da Prefeitura, mas tenho acompanhado de perto, com o secretário, e estão sendo observado todos os termos legais para fazer supressão de 58 árvores, das quais 20 estão perto de apodrecer. Será feita uma compensação com o plantio de 495 árvores na Região da Pampulha”, comentou Sette Câmara.

Leia também

O circuito

O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.

Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane - um trecho em ziguezague - para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.

Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

As etapas da Stock Car em 2024

  • 3/3 - Goiânia
  • 24/3 - Velocitta
  • 21/4 - Interlagos
  • 19/5 - Cascavel
  • 30/6 - Velocitta
  • 28/7 - Goiânia
  • 18/8 - Belo Horizonte
  • 8/9 - Santa Cruz
  • 6/10 - Argentina
  • 27/10 - Velopark (Uruguai)
  • 24/11 - Brasília
  • 15/12 - Interlagos

A Stock Car

Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car teve a primeira temporada disputada em 1979. Em 2024, serão disputadas 12 etapas, incluindo uma na Argentina e uma no Uruguai.

Pilotos históricos do automobilismo brasileiro, como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa e Ricardo Zonta, Cacá Bueno e Thiago Camilo são alguns que formam o grid na temporada 2023.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais