Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Governadores de Sul e Sudeste se reúnem nesta quarta (28) para preparar evento no RS

Com a participação de Zema, representantes das unidades federativas farão debate virtual para acertar detalhes de fórum que ocorrerá nesta semana

Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) vão se reunir nesta quarta-feira (28), de forma virtual. A conversa, que terá a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), servirá para alinhar o encontro presencial do bloco, marcado para começar nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre (RS).

Esta é a décima vez que os representantes dos estados organizam um fórum presencial. As atividades em solo gaúcho devem durar até sábado (2). Governadores e seus auxiliares vão debater temas como agricultura, cultura, desenvolvimento econômico, parcerias interestaduais, infraestrutura, meio ambiente, segurança, saúde, transparência e turismo.

Criado em 2019, o Cosud nasceu para que as unidades federativas do Sul e do Sudeste pudessem se organizar para defender agendas comuns.

Leia também

No último encontro do bloco, em outubro do ano passado, em São Paulo (SP), Zema afirmou que o consórcio foi criado para “somar” e não para de “dividir” o Brasil.

“Esses sete estados têm o maior interesse que este país avance. São os estados que mais podem contribuir, tanto pelo que representam de população — 119 milhões — como, também, pelo que representam de produção. O Brasil vai dar certo. E o Cosud vai contribuir muito”, projetou, à ocasião.

A declaração foi dada meses após o governador mineiro sofrer críticas de lideranças do Norte e do Nordeste do país por causa de uma declaração em que citava a necessidade de pleitear “protagonismo político” das unidades federativas do Sul e do Sudeste.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais