Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) vão se reunir nesta quarta-feira (28), de forma virtual. A conversa, que terá a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), servirá para alinhar o encontro presencial do bloco, marcado para começar nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre (RS).
Esta é a décima vez que os representantes dos estados organizam um fórum presencial. As atividades em solo gaúcho devem durar até sábado (2). Governadores e seus auxiliares vão debater temas como agricultura, cultura, desenvolvimento econômico, parcerias interestaduais, infraestrutura, meio ambiente, segurança, saúde, transparência e turismo.
Criado em 2019, o Cosud nasceu para que as unidades federativas do Sul e do Sudeste pudessem se organizar para defender agendas comuns.
No último encontro do bloco, em outubro do ano passado, em São Paulo (SP), Zema afirmou que o consórcio
“Esses sete estados têm o maior interesse que este país avance. São os estados que mais podem contribuir, tanto pelo que representam de população — 119 milhões — como, também, pelo que representam de produção. O Brasil vai dar certo. E o Cosud vai contribuir muito”, projetou, à ocasião.
A declaração foi dada meses após o governador mineiro sofrer críticas
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.