Ouvindo...

Deputado pede vista e retira de pauta projeto que prevê tarifa zero nas eleições em MG

Gustavo Santana, do PL, pediu que projeto fosse retirado de pauta; PEC conta com apoio de 36 deputados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Deputado Gustavo Santana pediu que PEC que prevê passe livre nas eleições fosse retirada de pauta

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende garantir a gratuidade no transporte público coletivo intermunicipal no dia das eleições municipais ou gerais foi retirada de pauta e não chegou a ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em sessão realizada nesta terça-feira (27). O pedido de vista foi apresentado pelo deputado Gustavo Santana (PL), líder do Bloco Avança Minas, que não justificou a medida.

A PEC 2/2023, assinada por 36 dos 77 deputados estaduais, pretende garantir tarifa zero no primeiro e último domingos de outubro nas regiões metropolitanas do estado em anos eleitorais. Caso a proposta seja aprovada em definitivo, a gratuidade no dia do segundo turno só ocorrerá nos casos em que houver pleito nesta data.

Leia mais:

“Durante o dia do pleito, o transporte público coletivo de passageiros deverá circular com frota equivalente ou superior a de dia útil e o quadro de horários deverá ser compatível com o horário de realização da votação, podendo sofrer alterações em relação ao dia útil”, prevê a PEC, que tem como objetivo alterar a Constituição do Estado para permitir a tarifa zero nas datas eleitorais.

Leia também

Na justificativa ao projeto, os parlamentares recordaram que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou sobre o assunto na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1013, em que recomenda que estados e municípios ofereçam aos eleitores transporte público gratuito no dia das eleições. De acordo com a Corte, a medida deve ser aplicada em “caráter geral, impessoal e sem qualquer discriminação”.

O texto destaca, ainda, um levantamento da campanha Passe Livre pela Democracia, que mostrou que todas as capitais brasileiras e quase 400 cidades, ao todo, além de estados tiveram tarifa zeo nas últimas eleições.

“O resultado foi que pela primeira vez em 20 anos a abstenção caiu entre o primeiro e o segundo turno”, diz o documento.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.