O presidente Lula nomeou nesta quinta-feira (22) José Rodrigo Sade como juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Com a nomeação publicada no Diário Oficial da União, a corte eleitoral fica completa e pode marcar agora a data do julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR)
O mais novo magistrado escolhido por Lula constava em uma lista tríplice formada elaborada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Sade entra no lugar de Thiago Paiva dos Santos, que concluiu o mandato no TRE no final de janeiro deste ano.
A nomeação preenche a última vaga disponível na corte eleitoral regional - formada por sete juízes. Agora, o presidente do TRE pode marcar os julgamentos protocolados na corte, incluindo o processo que tramita contra o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro.
O senador é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico na pré-campanha ligada de 2022, quando se elegeu como senador pelo Paraná. As acusações são negadas pelo ex-juíz. O pedido das siglas é para que Moro tenha o mandato cassado e se torne inelegível por oito anos. Caso isso aconteça, uma nova eleição para a cadeira de senador do Paraná deve ser realizada.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.