O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 5 dias para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo),
No vídeo, Zema diz: “Aqui em Minas, todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas.” Nikolas diz que a medida tem como objetivo “garantir a liberdade de todos os alunos de Minas Gerais”. Já Cleitinho diz que é a favor “da ciência e da vacina”, “mas a favor também da liberdade”.
A medida de Moraes foi tomada em uma ação movida por um grupo de políticas do Psol em 7 de fevereiro. Assinam o pedido a deputada estadual Bella Gonçalves, a deputada federal Célia Xakriabá, e as vereadoras de Belo Horizonte Iza Lourença e Cida Falabella.
Na reclamação, o grupo pede que o vídeo seja tirado do ar. À Itatiaia, o advogado André Maimoni, um dos representantes do grupo, disse que a ação foi movida para evitar um movimento de “libera geral”, pois o discurso do trio teria “causado uma comoção”.
A defesa pede que sejam cumpridas decisões já consolidadas do STF no sentido de que as vacinas do Programa Nacional de Imunização são obrigatórias, principalmente em relação aos públicos mais vulneráveis. “Nós confiamos no processo. O ministro Moraes é muito atento a esse tema.”
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.