O ministro Wellington Dias, da Assistência Social, chegará à Etiópia na sexta-feira (16) para articular com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o apoio dos países africanos à criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, um pacto internacional idealizado pelo governo brasileiro. O tratado é a prioridade de Lula à frente da presidência do G20, e ele pretende lançá-lo durante a reunião do grupo em novembro, no Rio de Janeiro.
Na África, Dias participará da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana e terá encontros com representantes desses países até domingo (18) para discutir o apoio à iniciativa brasileira. A aliança quer arrecadar recursos e garantir o compartilhamento de experiências entre os signatários do pacto para erradicar a fome e a pobreza. Os governos participantes também se debruçarão sobre a implementação de ações, políticas e programas nos países onde a situação é mais crítica.
A aliança global foi o tema central da apresentação do ministro Wellington na reunião da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas, em Nova Iorque, na semana passada. O ministro pediu a adesão dos países à iniciativa de Lula. “A aliança será um mecanismo prático para angariar recursos financeiros e conhecimento onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional. Não será possível fazer isso sem o apoio das Nações Unidas”, afirmou em gravação exibida no encontro.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.