O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou, para o fim do mês, uma manifestação em apoio a ele, alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga uma suposta tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Curiosamente, em vídeo divulgado em suas redes sociais, Bolsonaro diz que estará, no dia 25 de fevereiro, “realizando um ato pacífico em defesa do nosso Estado Democrático de Direito”.
Em seu pedido, o ex-presidente, derrotado nas eleições de outubro de 2022, pede a seus apoiadores que compareçam “trajando verde e amarelo” em um evento marcado para acontecer na avenida Paulista, no centro de São Paulo, no último domingo do mês.
“Mais do que isso, não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja”, afirma.
Durante o seu governo, apoiadores costumavam levar faixas e cartazes contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedindo intervenção militar.
“Neste evento, eu quero me defender de todas as acusações que tem sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses”, disse, em referência a investigações conduzidas pela Polícia Federal contra ele desde que deixou a presidência. Na mais recente, Bolsonaro teve o passaporte apreendido por ordem do ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, e está impedido de deixar o país.
“Mais do que discurso, uma fotografia de todos vocês, porque vocês são as pessoas mais importantes deste evento, para mostrarmos para todo o Brasil e para o mundo a nossa união, as nossas preocupações e o que nós queremos: Deus, pátria, família e liberdade. Até lá, se Deus quiser”, encerra Bolsonaro.
Deputados e outras lideranças políticas bolsonaristas têm se mobilizado nas redes sociais desde a publicação do vídeo, como forma de atrair os apoiadores ao ato. O termo “Av. Paulista”, por exemplo, se tornou um dos mais citados no X (antigo Twitter).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.