O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG) alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira (8). Durante discurso em evento do governo federal em Belo Horizonte, Silveira defendeu a vacinação, inclusive, de crianças. A declaração foi dada a reboque da decisão de Zema de não impedir a matrícula, nas escolas estaduais, de crianças com lacunas no esquema vacinal.
“Democratizar a ciência é sinônimo de preservar a vida. Isso evita números alarmantes como estes que estamos vivendo aqui em Minas. ‘Bora’, gente, vacinar todo mundo. Vacina salva vidas”, afirmou Silveira, citando os casos de dengue no estado.
Depois, no fim do discurso, Silveira falou em colocar, “verdadeiramente”, “Minas nos trilhos”, em menção ao lema utilizado por Zema na campanha à reeleição em 2022.
Sucessora do ministro de Minas e Energia no púlpito que abrigava os oradores do evento, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, também falou sobre o direito das crianças e adolescentes à vacinação.
“Vacina e água potável são os grandes benefícios para aumentar a expectativa de vida. Diminui a mortalidade infantil. Quem ama, vacina”, falou, acompanhada pelo cântico de “vacina, sim”, entoado pela plateia no Minascentro.
“Viva o Zé Gotinha. O Zé Gotinha deveria ter vindo aqui comigo”, falou Nísia, citando o mascote das campanhas federais de imunização.
O ministro da Educação, Camilo Santana, foi outro a tratar do tema. “Vamos vacinar todos os alunos de escola do país. É um dever do Estado. A vacina é para salvar vidas”.
Entenda a polêmica
No domingo (4), Zema publicou vídeo ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG). Nas imagens, eles defendem
Nessa quarta-feira (7), à CNN Brasil, Zema
“Toda criança tem direito de frequentar a escola. Isso é inquestionável. A criança, com isso, vai ter uma merenda boa, que retomamos em Minas, boas escolas - e reformamos escolas em Minas. E vai, principalmente, aprender Ciência para que ela tenha condições no futuro, diferentemente do que já aconteceu no passado. Queremos que ela venha a decidir se quer ou não ser vacinada, pregou.
Parlamentares do PT, apoiados por médicos, apresentaram, ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG),
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.