Ouvindo...

Lula lamenta morte de Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile

Lula conviveu com chileno durante parte de seu segundo mandato à frente da Presidência; Piñera morreu em acidente de helicóptero

Sebastian Piñera morreu um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do ex-presidente do Chile Sebastian Piñera, na tarde desta terça-feira (6). Aos 74 anos, ele foi vítima de uma queda de helicóptero no Lago Ranco, na região de Los Rios, no sul do Chile.

“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, publicou o presidente brasileiro, no X.

Leia também: Quem era Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile que morreu em acidente de helicóptero

O acidente aconteceu por volta das 15h. Fontes do governo afirmam que quatro pessoas viajavam na aeronave. Três delas foram encontradas por equipes de emergência e um dos tripulantes segue desaparecido.

Leia também

Piñera estava voltando de um almoço na casa do empresário José Cox, quando o helicóptero perdeu o controle próximo à costa e caiu. A família e os sobreviventes estão na residência do empresário.

Por meio do Itamaraty, o governo brasileiro emitiu uma nota de pesar por conta do falecimento do ex-presidente chileno. O texto diz que o governo recebeu a notícia com “profunda consternação” e que Piñera trabalhou pelo fortalecimento das relações entre os dois países.

“Pìñera presidiu o Chile por duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais. O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chilenos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda”, diz trecho do comunicado.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.