Ouvindo...

Lula em BH: presidente não vai inaugurar obras, mas quer reunir empresários e aliados

Petistas de Minas e aliados se reuniram nesta segunda-feira (5) para alinhar logística de evento na capital

PT de BH organizou reunião para ajudar em detalhes da visita de Lula a BH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer utilizar a passagem por Belo Horizonte, na quinta-feira (8), para fazer uma “prestação de contas” das ações do governo federal em Minas Gerais. Segundo o deputado federal Rogério Correia, vice-líder do Palácio do Planalto na Câmara e um dos articuladores da viagem, o presidente não deve aproveitar a passagem pelo estado para inaugurar obras. A expectativa é que, desta vez, ele faça anúncios ligados a Minas e, em março, retorne a solo mineiro para participar de alguma inauguração.

A atividade em Belo Horizonte está prevista para acontecer no Minascentro, local que serve de sede para convenções e outros eventos corporativos. Segundo apurou a Itatiaia, a plateia deve ser composta por cerca de 800 pessoas, entre empresários, lideranças de movimentos sociais e representantes de partidos aliados ao PT, como Psol, Rede, PV, PCdoB, PSB e PSD.

“Ele não vai vir, agora, para fazer inauguração de obras. Isso, ele fará em março. Por isso, o adiamento da ida a Juiz de Fora, onde ele apresentaria um hospital universitário. Isso vai ficar para março - e ele vai fazer, também, outras regiões de Minas”, disse Rogério, à Itatiaia.

São esperados cerca de oito ministros de Estado para engrossar a prestação de contas. De acordo com o parlamentar, a lista de presença deve ter, por exemplo, Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde) e Jader Filho (Cidades).

É um modelo híbrido: o presidente fará uma coletiva à imprensa, que fará perguntas depois da exposição dos ministros. Ao mesmo tempo, vão estar lá lideranças do mundo político, empresariais e de movimentos sociais. Com isso, ele faz essa espécie de prestação de contas ao povo mineiro”, explicou.

Leia também

Nesta segunda-feira (5), lideranças do PT mineiro, de sindicatos e de partidos da base governista se reuniram na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-Minas), na capital, para afinar os detalhes acerca da agenda.

“Ele não vai vir, agora, para fazer inauguração de obras. Isso, ele fará em março. Por isso, o adiamento da ida a Juiz de Fora, onde ele apresentaria um hospital universitário. Isso vai ficar para março - e ele vai fazer, também, outras regiões de Minas”, completou o deputado federal.

Citada por Rogério, a visita a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, estava prevista para quarta-feira (7), mas acabou cancelada. A ideia era que Lula aproveitasse a passagem pelo município, cuja prefeita é a petista Margarida Salomão, para assinar a ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Universitário.

BR-381 e Anel Rodoviário

Em que pese a esperança por nova visita de Lula no mês que vem, aliados do presidente acreditam que o presidente pode aproveitar o evento em BH para abordar tópicos importantes para a cidade, como a duplicação de trechos da BR-381 e a destinação do terreno do Aeroporto Carlos Prates, em que a prefeitura planeja construir moradias populares.

“Não sei se fará a entrega da área (do aeroporto) oficialmente para a prefeitura. Ela já está destinada, mas está correndo a papelada para que seja definitiva”, pontuou o deputado.

“Ele fará anúncios. Só não vou antecipar, mas o presidente fará, com certeza, anúncios para Minas. Vamos esperar o presidente. Ele, com certeza, vai nos trazer boas notícias”, emendou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.