Um evento marcado para esta sexta-feira (02), em São Paulo, marca oficialmente o retorno de Marta Suplicy ao Partido dos Trabalhadores (PT). A ex-prefeita de São Paulo deixou a legenda em 2015 em meio a críticas contra a condução do partido, envolvido em casos de corrupção. Agora, Marta volta ao PT para integrar a chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), nome apoiado pelo presidente Lula para a disputa pela prefeitura da capital paulista.
Estarão presentes no evento a presidente do PT Nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann e nomes importantes do governo federal como os ministros Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do pré-candidato à prefeitura, Guilherme Boulos. A presença do presidente da república também é confirmada pelo partido, apesar de não constar na agenda oficial de Lula. O evento acontece na Casa de Portugal, na região central de São Paulo.
Movimento eleitoral
A volta de Marta Suplicy ao PT foi pessoalmente negociada pelo presidente Lula, que enxerga na ex-prefeita da capital paulista (2001 a 2005) as qualidades para que a campanha de Guilherme Boulos ganhe mais tração dentro da cidade de São Paulo, especialmente na periferia.
Apesar de estar ligado aos movimentos sociais e já ter liderado o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), aliados acreditam que Boulos ainda precisa de mais votos nas regiões mais pobres da cidade, e por isso Marta poderia ajudar. Historicamente, a ex-petista sempre foi bem votada em regiões como São Mateus, Sapopemba e Itaim Paulista, bairros periféricos da Zona Leste de São Paulo.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.