Mais de 90% da água utilizada no processo das atividades de mineração é reutilizada. As empresas do setor destacam que o processo de filtragem elimina as barragens a montante e também evita o descarte de recursos hídricos. Esse cenário já é uma realidade nas áreas de exploração da mineradora Herculano, em Itabirito, na região Central de Minas Gerais, como destaca o diretor de operações, Gilmar Vieira.
“É grande a preocupação que temos com o meio ambiente. Hoje, são três modelos de filtragem, e a gente faz a recuperação de mais de 90% da água que utilizamos para tratar nosso minério. Desse total, 90% retorna para o processo de tratamento do minério. Também usamos água para umectar as vias, mas já temos um processo de melhorias implantado para reduzir ainda mais esse consumo. Para a mineração, para uma indústria de mineração, é uma eficiência muito grande, e a gente quer alavancar e melhorar isso ainda mais”, comenta o diretor de operações.
Diretor de Mineração da Herculano, Gilmar Vieira
Com o menor gasto de água, Gilmar Vieira explica a implantação de um novo sistema.
“A gente está em processo de instalação em nossas vias, no acesso que liga a mina até a usina, com a implantação de um sistema de aspersão totalmente automatizado. Esse novo material vai fazer a umectação em tempo real e reduzir em mais de 50% o consumo de água. Estamos estudando também, em paralelo, o uso de polímeros para colocar na estrada e reduzir ainda mais esse consumo. Então, esse trabalho de consumo consciente é constante. Estamos sempre buscando um uso mais consciente da água, para dar mais sustentabilidade ao nosso negócio”, detalha.
Além da água reaproveitada do processo de filtragem, a Cedro Mineração investiu em mecanismos para armazenar água da chuva e utilizá-la. O vice-presidente da Cedro Mineração, Wanderley Santos, destaca que o índice de reaproveitamento de recursos hídricos na empresa é de 96%.
“Só para você ter uma ideia, a água de chuva que fica nas nossas drenagens, a gente direciona para a Samp, que armazena essa água e que pode ser aproveitada durante 3 a 4 meses no ano para aspersão, irrigação de jardim e retorno ao beneficiamento. Então, a gente aproveita tudo, basicamente. Tentamos ser sustentáveis nessa questão hídrica. Na filtragem, antes conseguíamos 85%, mas no total hoje chegamos a 96% de reaproveitamento”, comenta Wanderley Santos.
Vice-presidente de operações da Cedro Mineração